quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Castanhas
Entre tarefas e os "ai Jesus que já estou atrasada" do costume consegui algum tempo para me divertir na cozinha
As divas do prato - as castanhas
definitivamente amadas por toda a malta cá de casa (não que sejamos muitos - 2 e um projecto de gente que ainda se alimenta sobretudo à base de leite)
Tinha umas espetadas de porco que não me apetecia grelhar, castanhas congeladas e uma receita que envolvia as duas coisas
Para não variar tentei seguir a dita receita até ao fim mas para não variar tive de alterar e desta vez não foi pouco
Desmanchei as espetadas e temperei com cominhos (pouquinho porque se trata de uma especiaria que considero muito forte)sal, alhos e limão
Num tacho alourei os cubos de carne de porco e bocadinhos de pimentos verdes em azeite,
juntei cebola cortada em meias luas e deixei estufar,
quando a cebola já estava transparente juntei as castanhas e depois uma lata de cogumelos laminados deixei cozinhar (tapado) durante o tempo suficiente para as castanhas estarem cozidas como achei que de temperos faltava qualquer coisa, refresquei o preparado ainda ao lume com um pouco de vinagre de vinho, juntei um raminho de coentros frescos picados grosseiramente. Tapei de novo e deixei incorporar os sabores.
Por fim cortei uma courgete grande e um tomate maduro em cubos e adicionei ao preparado anterior. rectifiquei temperos e acrescentei um pouco de água para facilitar a cozedura dos legumes.
Servi com couscous de abóbora.
Estava de comer e chorar por mais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
resta dizer que outrora a castanha era a base da nossa alimentação, lugar hoje ocupado pela batata, só introduzida mais tarde pelos americanos? não me lembro... de onde vem a batata?
Um bocadinho de cultura geral:
A batata ou marmêndoa[carece de fontes?] (Solanum tuberosum) é um tubérculo perene pertencente à família das Solanaceae (Solanáceas em português).
A batata é originária do Peru, e é um dos vegetais mais utilizados no mundo. Existem seis outras espécies do género Solanum, com menor importância. Já a relação com a batata-doce é pequena, pois não compartilham gênero ou família, fazendo parte apenas da mesma ordem. Cultivam-se actualmente milhares de variedades de batata.
e mais outro bocadinho:
A batata é originária do Peru, onde fora cultivada desde eras imemoriais pelo povo inca, sendo chamada de "papa" na língua quíchua. Ainda em nossos dias, nos países andinos, produzem-se e se comercializam mais de 200 variedades diferentes de batatas.
Recente pesquisa baseada no DNA comprovou que todas as variedades da batata descendem de uma única variedade de planta originária do sul do Peru. Esta mesma pesquisa evoca evidências arqueológicas de que o vegetal ali já era cultivado há 7.000 anos para efeitos de alimentação humana
Em 1570, a batata foi levada para a Espanha, de lá se disseminando para a Europa e depois para todo o mundo. Actualmente, a cultura mundial atinge a cifra de cerca de 300.000.000 toneladas/ano.
A batata é rica em grãos de amido, armazenados nos amiloplastos.
O número de variedades de batata é bastante considerável, conhecendo-se actualmente mais de 3000.
Postar um comentário