terça-feira, 9 de dezembro de 2008

retrospectiva


Estamos naquela altura do ano em que se começa a pensar no que fomos e no que somos neste ano que finda... e dou por mim, ainda a umas semanas do fim do ano, a fazer uma retrospectiva do que passou.
Já experimentaram fazê-lo em termos globais? Tipo, da vida que poderia ter sido?
Pois, é um defeito meu. Em vez de anual faço de tudo aquilo que me marcou ao longo de três décadas.
Comentava eu ainda há pouco com uma recente amiga que sou um pouco "bicho do mato" no que toca às festividades sejam elas natalícias ou outras. Talvez por feitio ou porque sempre festejei apenas com o núcleo da família e sem grandes ajuntamentos de familiares que só se vêm uma vez por ano para comer bacalhau e abrir prendinhas.
E se sempre fui assim em relação a festas também o sou em relação a pessoas, o tempo passa e as pessoas que conheço mudam com uma rapidez estonteante.
Não que não deixem as suas marcas e lembranças, boas ou más, mas não ficam. Esfumam-se... se à data dos factos não parecia mal que assim fosse, hoje faz-me confusão não ter guardado melhor as amizades de faculdade e de escola e outras.
Como seria se não tivesse perdido contactos? Que rumo diversos teria dado aos acontecimentos de hoje se tivesse o input de alguns?
A todos eles, que me foram ensinando coisas fantásticas desta vida como gostar de jazz, música francesa, ver para além do cinema comercial, aprender a gostar de Saramago, arriscar a cozinhar coisas diferentes, aprender a pintar, tirar um curso básico de fotografia em cinco lições, sorrir com os pormenores que nos escapam a todos numa paisagem ou simplesmente a ficar quieta e apreciar o silêncio um feliz Natal e um obrigado pelas experiências que não se esquecem apesar de se perderem contactos.

Nenhum comentário: